terça-feira, 29 de agosto de 2017



Facebook anuncia escola de programação no Brasil com 7.400 bolsas de estudo



O Facebook anunciou no dia 28/08, a "Estação Hack", um centro de educação e inovação tecnológica voltado para jovens interessados em programação e empresas digitais. De acordo com a rede social, o espaço oferecerá bolsas a mais de 7.400 jovens brasileiros por ano nas áreas de programação, planejamento de carreiras e gestão de empresas.

Trata-se, segundo a empresa, de um projeto inédito do Facebook no mundo. Das bolsas oferecidas, 1.400 serão para workshops preparatórios para o mercado de trabalho, destinadas a alunos do ensino médio da rede pública. 2.200 delas serão para cursos de programação, 2.000 para marketing digital voltado a pequenos e médios negócios, 1.200 para workshops para empreendedores e 600 para um acampamento de inovação destinado a adolescentes.


ESPAÇO  

A Estação Hack ficará localizada na Avenida Paulista, no número 1.374, em um espaço exclusivo dentro do coworking WeWork. Ela conterá três salas com 40 lugares cada, além de 52 estações de trabalho nas quais 10 empresas digitais com projetos de impacto social poderão trabalhar a cada semestre.

Cursos e empresas à parte, o espaço também sediará sessões dos programas de empreendedorismo e marketing digital do próprio Facebook, como o Impulsione Seu Negócio e o #ElaFazHistória. A ideia é levar esses programas para mais pessoas.

De acordo com Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook na América Latina, o objetivo do espaço é "ajudar a formar o jovem brasileiro para algumas das profissões do futuro, dentro de um ambiente de estímulo à inovação". A inauguração do espaço, segundo a empresa, acontecerá ainda em 2017 - mas sem uma data mais específica.

Site:
GUSTAVO SUMARES 28/08/2017 10H08 EDUCAÇÃOFACEBOOKPROGRAMAÇÃO




quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Próximos eventos na nossa escola:
Feira de Ciências e Tecnologia- 2017
Data:27 de Setembro de 2017
Público: 1º ano ao 3º ano do EPI
Aberta à comunidade escolar.


Feira de Empreendedorismo: Um mundo de oportunidades e negócio.
Professores Envolvidos: Marivaldina e Leonardo Sólon
Data:30 de Outubro de 2017
Público: 4º M1,M2 V1e V2





terça-feira, 22 de agosto de 2017

Significado de Folclore Brasileiro









O folclore brasileiro pode ser definido como um conjunto de criações, mitos, ritos e lendas, baseados nas tradições que expressam a identidade cultural e social do país.
Este conjunto de tradições geralmente são passados de geração em geração, transmitidos oralmente em histórias criadas do imaginário popular brasileiro, sobretudo das regiões do interior do Brasil.
As histórias criadas possuem mensagens importantes de preservação e conservação do meio ambiente ou tem o intuito de assustar quem as ouve. Algumas delas deram origem à grandes manifestações populares brasileiras que são realizadas em vários estados.
Estas tradições e costumes brasileiros tem origem na miscigenação dos índios, portugueses e africanos, além da influência dos imigrantes vindos de várias partes do mundo, que resulta numa tradição folclórica rica, variada e que apresenta semelhanças e diferenças em cada região brasileira.
Veja mais sobre o significado de Folclore.
O folclore brasileiro inclui mitos, lendas, contos populares, ritos, cerimônias religiosas e sociais, brincadeiras, provérbios, poesia, cordéis, adivinhações, comidas típicas, vestuário, adereços e tudo o que está inserido neste universo do imaginário popular. No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de agosto.Quer saber mais visite o site abaixo:

https://www.significados.com.br/folclore-brasileiro/





95 anos da Semana de Arte Moderna de 1922










Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
Durante uma semana a cidade entrou em plena ebulição cultural, sob a inspiração de novas linguagens, de experiências artísticas, de uma liberdade criadora sem igual, com o conseqüente rompimento com o passado. Novos conceitos foram difundidos e despontaram talentos como os de Mário e Oswald de Andrade na literatura, Víctor Brecheret na escultura e Anita Malfatti na pintura.
O movimento modernista eclodiu em um contexto repleto de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais. Em meio a este redemoinho histórico surgiram as vanguardas artísticas e linguagens liberadas de regras e de disciplinas. A Semana, como toda inovação, não foi bem acolhida pelos tradicionais paulistas, e a crítica não poupou esforços para destruir suas idéias, em plena vigência da República Velha, encabeçada por oligarcas do café e da política conservadora que então dominava o cenário brasileiro. A elite, habituada aos modelos estéticos europeus mais arcaicos, sentiu-se violentada em sua sensibilidade e afrontada em suas preferências artísticas.
A nova geração intelectual brasileira sentiu a necessidade de transformar os antigos conceitos do século XIX. Embora o principal centro de insatisfação estética seja, nesta época, a literatura, particularmente a poesia, movimentos como o Futurismo, o Cubismo e o Expressionismo começavam a influenciar os artistas brasileiros. Anita Malfatti trazia da Europa, em sua bagagem, experiências vanguardistas que marcaram intensamente o trabalho desta jovem, que em 1917 realizou a que ficou conhecida como a primeira exposição do Modernismo brasileiro. Este evento foi alvo de escândalo e de críticas ferozes de Monteiro Lobato, provocando assim o nascimento da Semana de Arte Moderna.
O catálogo da Semana apresenta nomes como os de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Yan de Almeida Prado, John Graz, Oswaldo Goeldi, entre outros, na Pintura e no Desenho; Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, na Escultura; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, na Arquitetura. Entre os escritores encontravam-se Mário e Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, e outros mais. A música estava representada por autores consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernani Braga e Frutuoso Viana.
Em 1913, sementes do Modernismo já estavam sendo cultivadas. O pintor Lasar Segall, vindo recentemente da Alemanha, realizara exposições em São Paulo e em Campinas, recepcionadas com uma certa indiferença. Segall retornou então à Alemanha e só voltou ao Brasil dez anos depois, em um momento bem mais propício. A mostra de Anita Malfatti, que desencadeou a Semana, apesar da violenta crítica recebida, reunir ao seu redor artistas dispostos a empreender uma luta pela renovação artística brasileira. A exposição de artes plásticas da Semana de Arte Moderna foi organizada por Di Cavalcanti e Rubens Borba de Morais e contou também com a colaboração de Ronald de Carvalho, do Rio de Janeiro. Após a realização da Semana, alguns dos artistas mais importantes retornaram para a Europa, enfraquecendo o movimento, mas produtores artísticos como Tarsila do Amaral, grande pintora modernista, faziam o caminho inverso, enriquecendo as artes plásticas brasileiras.
A Semana não foi tão importante no seu contexto temporal, mas o tempo a presenteou com um valor histórico e cultural talvez inimaginável naquela época. Não havia entre seus participantes uma coletânea de idéias comum a todos, por isso ela se dividiu em diversas tendências diferentes, todas pleiteando a mesma herança, entre elas o Movimento Pau-Brasil, o Movimento Verde-Amarelo e Grupo da Anta, e o Movimento Antropofágico. Os principais meios de divulgação destes novos ideais eram a Revista Klaxon e a Revista de Antropofagia.
O principal legado da Semana de Arte Moderna foi libertar a arte brasileira da reprodução nada criativa de padrões europeus, e dar início à construção de uma cultura essencialmente nacional.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_de_Arte_Moderna
http://www.pitoresco.com/art_data/semana/index.htm

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

OFICINAS DE REFORÇO DE MATEMÁTICA E DE ARQUITETURA DOS COMPUTADORES.

PROFESSOR ENVOLVIDO: PROFESSOR RAIMUNDO DALTRO, ENVOLVENDO ALUNOS MONITORES(4ºANO).

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 1º E 4º ANO DO EPI.

ESSAS OFICINAS ACONTECERÃO TODOS OS SÁBADOS ATÉ O FINAL DO ANO.










CLASSIFICADOS(A) ALUNOS (A) - NÍVEL 3 OBMEP 2017

Centro de Aplicação: COLÉGIO ESTADUAL AMÉRICO SIMAS

Endereço: Rua Manoel Silvestre Leite,S/N,Centro - Lauro de Freitas,Ba

Data da Prova e Horário : Dia 16 de Setembro - Sábado - 14:30.(Horário de Brasília)


PARABÉNS AOS ALUNOS CLASSIFICADOS! :

ADRIELLE MONTEIRO CARVALHO 

ALEF SANTOS DE JESUS

AMANDA CAROL COSTA DE MELO

DAVID RAYAN MELQUIRDES C GAMA

JENNIFER LIMA ROSÁRIO ALMEIDA

JONATAS BONFIM DA SILVA

JULIANA FERREIRA SILVA DE OLIVEIRA

KLERVERTON LUIZ NEVES NASCIMENTO

LARISSA SANTOS DE VASCONCELOS

MARCOS ARCANJO SANTOS

MARCOS PAULO SANTOS SANTANA

MATEUS MACEDO AMORIM PINHEIRO 

MATHEUS MILER ANUNCIAÇÃO BRITO 

MIGUEL DE MIRANDA H SANTANA 

PATRICK AUGUSTO CASTRO TRIGUEIROS

PAULO VITOR ALVES SANTANA

RODRIGO SOUZA DA SILVA PEREIRA

SARA JANE SILVA MACEDO


ATENÇÃO: SALA DA PROVA NA 2ª FASE : SALA:08
OLÁ TURMAS!!!!!!


Do dia 28/08 à 01/09 ,acontecerão as avaliações finais da II unidade.Concentrar nos estudos e acreditarem que vcs são capazes de terem um rendimento positivo.
FOCO e COMPROMISSO!!!!!!! 





PENSE,REFLITA !!!! Tente elaborar um texto.Exercitem isso constantemente.Isso se chama leitura de imagem.



quarta-feira, 16 de agosto de 2017

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Biologia do Zero com Marcos André - Citologia

E aí estão estudando Biologia para o Enem?

Vai aqui uma sugestão de uma aula introdutória ,para 

Biologia.Procurem suas professoras de Biologia,que elas vão sugerir 

dicas,canais no youtube ou outras fontes de pesquisas!!!

Lembrem que o importante também é o ato do estudo diário e disciplina nos estudos.


RESULTADO DA GINCANA ESTUDANTIL DO CEEP/TIC - 2017

ONTEM DIA 14/08 ,FOI DIVULGADO O RESULTADO DA  NOSSA GINCANA,FICANDO DESSA FORMA A CLASSIFICAÇÃO:

EM 1º LUGAR: TURMA DO 4ªM1.

EM 2ºLUGAR : TURMA DO 4ªM2.












4M1-1º Lugar na gincana do CEEP/TIC.

Parabéns pelo empenho compromisso,determinação e foco.







segunda-feira, 14 de agosto de 2017




O NOSSO CEEP/TIC PARTICIPOU COM DESTAQUE NA COMPUS PARTY,APRESENTANDO  UM PROJETO  DE UM ROBÔ ANTI-BOMBA.

QUATRO ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO NOSSO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TECNOLOGIA,INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE LAURO DE FREITAS,REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR FORAM RESPONSÁVEIS ELA CRIAÇÃO DESSE RÔBO.

A EQUIPE FOI FORMADA PELOS ESTUDANTES TIAGO SOUZA,IGOR AGUIAR,JOÃO VICTOR BARRETO E MATEUS MILLER.COM A ORIENTAÇÃO CONSTANTE DOS PROFESSORES:JACKSON DALTRO, THIÊGO DALTRO  E ROBSON CUNHA.

SEGUNDO O GRUPO DE CRIADORES,A PRIMEIRA FASE PARA A EXECUÇÃO DO ROBÔ CUSTOU TRÊS MIL REAIS, QUE FOI FINANCIADA PELA SEPLAM( NA FIGURA DO SECRETÁRIO MAURO CARDIM) DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS E DIVERSOS PATROCIONADORES.

UM ROBÔ IMPORTADO PARA ESTE TIPO DE SERVIÇO CUSTA MAIS DE DUZENTOS MIL DÓLARES.
TEMOS CERTEZA QUE NOSSA PARTICIPAÇÃO NA CAMPUS PARTY SERÁ A PRIMEIRA DE UMA SÉRIE.

NOSSO CENTRO FOI CONVIDADO( A EQUIPE CRIADORA DO PROJETO),PARA PARTICIPAR DO CAMPUS PARTY DE PATOS,EM MINAS GERAIS EM DEZEMBRO.





Equipe do Ceep/tic que participou e visitou a Campus Party
Nosso diretor,Profº Dênis Daltro e alunos(as).

Prodessores , alunos  e nosso diretor Dênis Daltro
E a estrela da festa :Nosso Rôbo












ProfºThiêgo Daltro,
















sexta-feira, 11 de agosto de 2017

IV GINCANA DO CEEP/TIC
 
PARABÉNS PELA LINDA GINCANA QUE O CEEP/TIC REALIZOU COM PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR