12 regras
de etiqueta que facilitam a vida no trabalho
Se em um
primeiro momento é a sua capacidade técnica que o leva a se destacar, a sua
habilidade comportamental é essencial para encurtar o caminho até o topo da
trajetória de carreira.
E é nesse
ponto que entram em cena algumas regrinhas fundamentais de etiqueta
profissional. Respeitá-las, diz Maria Aparecida Araújo, proprietária da
Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, facilita a convivência com
pares, chefes e
subordinados e vai colocá-lo na rota mais curta até uma promoção de
cargo.
Por isso,
EXAME.com reuniu os principais conselhos dos especialistas em relação a este
tema. Confira:
1 Respeito
A regra de ouro é tratar o outro como gostaria de ser
tratado. Ou seja, não faça nunca para o outro o que não quer que seja feito
para você. E isso vale para todo os níveis de interação: vertical para cima (
relação com chefes), horizontal ( relação com pares) e vertical para baixo (com
seus subordinados).
Olhar nos olhos de uma pessoa enquanto ela fala com você, em
vez de continuar mexendo no celular, é também um sinal de respeito, de acordo
com Fabiana Góes, da Search. “ Hoje em dia, com tantas tecnologias, parar para
prestar atenção quando falam com você é também um regra de etiqueta”, diz.
2 Privacidade
Você provavelmente passa mais tempo do dia com o pessoal do
escritório do que com seus familiares e amigos. “Mas isso não dá o direito de
invadir a privacidade deles”, diz Maria Aparecida.
Espere a iniciativa do colega de contar algo pessoal, não
force nenhuma situação e evite fazer perguntas invasivas. Ao notar que algo não
vai bem, coloque-se à disposição para conversar, se quiser, mas sempre espere a
outra pessoa tomar a iniciativa. “Tudo vai depender do tipo de relacionamento
que há entre os colegas”, diz Fabiana. Quanto maior o grau de intimidade, maior
abertura para entrar em determinados assuntos.
“Uma pessoa que invada a privacidade de outra no ambiente de
trabalho vai ser vista como indelicada, inconveniente, e pode ser preterida em
uma promoção”, diz Fabiana.
3 Cuidado
com apelidos
Alguns podem considerar esta regra um pouco radical, mas, de
acordo com Maria Aparecida, não é recomendável criar apelidos para as pessoas.
“Apelido ou a pessoa se dá, ou ninguém dá”, diz ela, lembrando que bullying
corporativo existe e é, sim, uma grande preocupação nas empresas.
4 Atenção às brincadeiras
É claro que ninguém deseja trabalhar em um ambiente de
atmosfera pesada, mas há um limite para o uso do humor durante o expediente, de
acordo com Maria Aparecida.
“Piadas obscenas e palavrões podem fazer com que pessoas se
sintam agredidas”, diz ela. Lembre-se da diversidade que há em um escritório,
em que pessoas de diferentes formações culturais e crenças convivem. “O
ambiente de trabalho deve ser alegre e descontraído, mas não se pode perder o
limite”, recomenda.
5 Disposição
para ajudar
A boa vontade em ajudar os colegas de trabalho rende bons
frutos durante toda a trajetória de carreira. Se alguém já o ajudou em um
momento difícil é certo que você carrega esta lembrança e estará sempre
disposto a retribuir o auxílio oferecido, mesmo que já tenha se passado um bom
tempo. “Espírito de servir é fundamental para que o profissional se destaque”,
diz Maria Aparecida.
Para Fabiana Góes, da Search, a disposição em ajudar traz
inúmeros benefícios. “O profissional vai criando relação de confiança e
estabelecendo parcerias”, diz.
6 Sem
derrotismo
Esqueça frases do tipo: “não dou conta de fazer” ou “é muito
difícil”. Em vez de encarnar de antemão o derrotismo, aposte na capacitação
para enfrentar desafios profissionais. “Pegue a tarefa difícil, pesquise e
dedique-se porque certamente sairá mais capacitado depois disso”, diz Maria
Aparecida.
7 Prometeu?
Cumpra
“Ninguém é obrigado a prometer, mas ao fazer, cumpra”, diz
Maria Aparecida. Para isso, procure sempre avaliar bem prazos que são possíveis
para suas entregas.
É preferível dizer que o relatório ficará pronto em três
dias a prometê-lo para o fim da tarde e não honrar o compromisso. Isso vale
para horários também, lembra Fabiana. Pontualidade é importante.
8 Equilibre
o tom de voz
Quem nunca teve um colega cuja voz ecoava em todo o
ambiente? Hoje em dia, são raras as salas individuais e por isso o equilíbrio
no tom de voz é importante para não incomodar as pessoas.
“O som se propaga com mais facilidade em ambientes abertos”,
diz Maria Aparecida. Mas, lembre-se de que a regra é o equilíbrio. Falar baixo
demais também não é uma boa pedida.
No entanto, atente também à cultura da empresa, recomenda
Fabiana. “Em um ambiente culturalmente informal, falar um pouco mais alto não é
deselegante”, diz.
9 Respeito
à pausa do almoço
É o momento propício para dar telefonemas pessoais, marcar
consultas médicas e conversar com os colegas sobre amenidades. “O profissional
deve evitar tirar a atenção de colegas durante o horário de expediente, por
isso, assuntos não relacionados ao trabalho podem ser tratados durante o
almoço”, diz Maria Aparecida.
Ficar falando de trabalho, resolvendo pendências com colegas
durante a hora do almoço também é algo que pode incomodar. Evite trabalhar
enquanto almoça para não ser o chato de quem ninguém quer a companhia durante
as refeições. Antes de continuar, confira a dica de Artur Zular, diretor
científico do Instituto Qualidade de Vida, para a hora do almoço:
10 Não
“agredir” o olfato de ninguém
Atenção adeptos da aromaterapia: não é todo mundo que gosta
de incenso, ou de velas perfumadas. O mesmo vale para quem adora tomar um banho
de perfume antes de começar o dia de trabalho, segundo Maria Aparecida.
11 Tratar
muito bem os fornecedores
“Um fornecedor que é bem tratado em uma empresa vai se
transformar um propagador positivo dela”, diz Maria Aparecida. Portanto, toda a
atenção e excelência no serviço prestado aos clientes externos devem se
estendidas aos fornecedores.
12 Ter noção
de hierarquia
Mesmo que os líderes da sua empresa sejam acessíveis e
mantenham a porta aberta de suas salas, mantenha a noção de hierarquia. Não
passe por cima do seu gestor direto e vá falar com o chefe dele, isso pode
criar problemas para você. Antes de sair puxando assunto no corredor com o
presidente da empresa, espere que ele tome a iniciativa, indica Maria
Aparecida.
Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/12-regras-de-etiqueta-que-facilitam-a-vida-no-trabalho/
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