IV GINCANA INTERATIVA DO CEEP/TIC 2017
A IV Gincana 2017 do CEEP/TIC que tem como tema"CULTURA BAIANA",será realizada nos dias 09 e 10 de agosto de 2017.
A escola realizará esta gincana em comemoração ao dia do estudante,propiciando situações que integram alunos,professores,funcionários dos turnos matutino e vespertino,promovendo atividades lúdicas e dessa forma estimular os pilares da educação:aprender a conviver, aprender a fazer,aprender a pensar e a conhecer,aprender a ser,aprender a empreender e aprender a transcender.
O Grêmio Nova geração elaborou o regulamento geral da gincana ,juntamente com a comissão organizadora.
Confira abaixo o regulamento da nossa gincana:
REGULAMENTO GERAL DA
GINCANA DO CEEP/TIC
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 Este Regulamento dispõe sobre a organização
da GINCANA do CEEP/TIC e foi elaborado pela Comissão Organizadora,
especialmente pelo GRÊMIO NOVA GERAÇÃO. A Gincana 2017 do CEEP/TIC que tem por
tema “CULTURA BAIANA” será executada nos
dias 9 E 10 de AGOSTO DE 2017.
1.2 A escola realizará esta gincana em comemoração
ao dia do estudante, propiciando situações que integram alunos, servidores,
promovendo recreação despertando o espírito de competição sadia e
conscientizando-os, quanto ao zelo do patrimônio escolar.
1.3 A Gincana envolverá
os alunos, professores e funcionários dos turnos manhã, tarde sendo as equipes
formadas por turmas dos respectivos turnos.
1.4 Todas as pessoas que participarem de
qualquer forma do evento estará sujeitas às condições deste Regulamento. Não
serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a
necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das
equipes.
1.5
O Evento será composto em sua totalidade por: Comissão Organizadora (direção e
coordenação), Comissão Julgadora (jurados convidados), Orientadores
(professores), Equipe de apoio (funcionários da escola), Líderes das equipes e
as Equipes competidoras.
1.6 É de responsabilidade da
Comissão Organizadora a divulgação deste regulamento junto a Equipe de apoio,
Comissão Julgadora e aos Orientadores, que por sua vez deverão divulgá-lo aos
líderes da sua equipe e demais integrantes da mesma.
1.7 É de responsabilidade dos
Orientadores e Líderes das equipes a ampla divulgação das provas, junto aos
integrantes da mesma, bem como acessarem diariamente o blog da escola, pois
será um canal de comunicação entre Comissão Organizadora e Equipes, seja para
comunicados ou tarefas a serem realizadas.
1.8 Eventuais omissões deste Regulamento serão
sanadas pela Comissão Organizadora.
2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1 As equipes da
gincana serão compostas por estudantes
do Ensino Médio.
2.2 É obrigatória a
participação de todos os alunos na Gincana, salvo os casos em que o pai e/ou
responsável do aluno, mediante uma justificativa plausível, que estará sujeita
a análise e aprovação por parte da Comissão Organizadora, solicitar a não
participação do aluno.
2.3 Cada equipe será
identificada através de uma cor e nome especifico (Cor laranja, EX: equipe
galeranja).
2.4 A Comissão
Organizadora não se responsabiliza pela confecção de nenhum tipo de
identificação das equipes.
3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana procura
atender aos seguintes objetivos:
3.1 OBJETIVO
GERAL:
Estimular o desenvolvimento dos pilares da
educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a
conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.
3.2 OUTROS OBJETIVOS :
• Promover a integração entre estudantes,
professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração
escola, família e comunidade.
• Exercitar a
solidariedade, respeitando uns aos outros.
• Desenvolver o espírito participativo como
atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
• Desenvolver aspectos
culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
• Desenvolver a imaginação criadora, nos mais
variados tipos de arte como: música, dança poesia, desenhos unindo o lúdico ao
pedagógico e promovendo a aprendizagem e novos conhecimentos.
• Exercitar o espírito
de liderança e motivação.
4. DAS DIMENSÕES E DAS TAREFAS DA GINCANA
A Gincana abrange três
dimensões:
4.1 Aprender a
transcender.
4.2 Solidariedade.
4.3 Espírito
competitivo.
5. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
5 .1 A gincana será
executada no dia 9 e 10 de Agosto de 2017, com provas anteriores que
acontecerão nos dias 7 E 8 de Agosto de 2017.
5.2 Local da gincana – Nas
dependências da Escola e Ginásio de esportes.
6. DA APRESENTAÇÃO, EXECUÇÃO E CRONOMETRAGEM DAS
TAREFAS
6.1 O acompanhamento da execução das
tarefas relâmpago, conhecimentos,
torcida e especiais (animadas) bem como
a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará sob
responsabilidade da Comissão Julgadora conforme regulamento.
6.2.
DAS TAREFAS
6.2.1-
Arrecadação
6.2.1-
Todo material arrecadado será utilizado em prol das instituições e famílias de
nossa comunidade escolar e outros a serem discutidos pela coordenação.
6.2.2
– Não serão aceitos produtos com data de validades vencidas ou em mal
estado de conservação.
6.2.3
– As datas para a entrega e horários estão descritos no Anexo da programação da gincana.
6.2.4
– A arrecadação de brinquedos será avaliada por quantidade de brinquedos
6.2.5
– Não será permitido a compra de materiais nas provas de arrecadação.
OBS:
NÃO SERÃO ACEITOS BRINQUEDOS PEQUENOS OU FÁCEIS DE SEREM INGERIDOS POR CRIANÇAS
(ex.:
BOLINHA DE GUDE, CARRINHO ETC.)
NÃO
SERÃO ACEITOS BRINQUEDOS DESCARTÁVEIS (ex.: PIPAS)
A comissão julgadora assim como a comissão
organizadora fará o possível para que todas as regras presentes neste
regulamento sejam respeitadas e acatadas.
6.3
- Prova de conhecimentos (QUIZ)
6.3.1- A
prova de conhecimentos será composta por perguntas de múltipla escolha das
disciplinas curriculares, como também, sobre o tema norteador.
6.3.2
– A prova de conhecimento referente as perguntas de disciplina curriculares
terá o valor de 20 pontos a
cada acerto.
6.4-
Provas surpresas
6.4.1- As provas surpresas, bem como sua
pontuação e tempo, serão divulgadas no momento de sua realização.
6.4.2- Será atribuído o valor de (x) pontos,
para cada tarefa surpresa cumprida.
6.5- Torcida organizada
6.5.1-
As equipes deverão entregar as músicas (Gritos de Guerra) para a comissão organizadora para que seus conteúdos possam ser avaliados.
6.5.2- Cada
equipe deverá entregar à comissão organizadora uma lista com cinco (05)
nomes dos membros que representarão a equipe.
6.6. Provas especial
6.6.1
As provas especiais (animadas) serão julgadas de acordo com os critérios de
melhor apresentação.
6.6.A prova de apresentação cultural:
Cada
equipe deverá preparar uma apresentação cultural
OBS:
Cada apresentação terá no máximo 4 minutos
Não
serão aceitas músicas fora do tema “Cultura baiana”
As equipes que apresentarem músicas
depreciativas ou com incitação ou estimulo ao uso de drogas ou que infira os
direitos humanos serão automaticamente desclassificadas da prova
As equipes que apresentarem dificuldade na
preparação de uma coreografia poderão usar outros meios de apresentação
cultural sob aviso prévio.
6.7 Hino da escola
6.7.1
– Cada equipe terá que produzir uma letra de música para concorrer ao hino
oficial da escola.
6.7.2
– A música será apresentada no dia da gincana, que será apreciadas por todos os
presentes e, posteriormente analisadas pelos jurados.
6.7.3
– A equipe que for contemplada em 1º
lugar ganhará 500 pontos, 2º lugar 300 pontos e 3º lugar 150 pontos, demais
posições 75 pontos.
6.7.4
– Fica liberado a equipe usar de quaisquer artifícios como, pedir apoio aos
artistas do município e outros, sob aviso prévio.
6.7.5
– A equipe ficará responsável pela produção musical e instrumentos a serem usados na hora da apresentação.
6.7.6 – Cada hino deverá ter no máximo cinco
estrofes de quatro versos cada.
6.8 Kit primeiros socorros
6.8.1
– Cada equipe terá que comparecer no primeiro dia (09/08/2017) do evento com um
kit de primeiros socorros, contendo alguns dos seguintes materiais:
- 1 embalagem de soro
fisiológico a 0,9%: para limpar o
machucado;
- 1 solução antisséptica para
feridas, como álcool iodado ou
clorexidine: para desinfectar feridas;
- Gazes esterilizadas
de vários tamanhos: para cobrir feridas;
- 3 ataduras e 1 rolo de
esparadrapo: ajudam a imobilizar membros
ou para segurar compressas no local de uma ferida;
- Luvas descartáveis,
idealmente sem látex: para proteger do contato direto com sangue e outros
fluídos corporais;
- 1
embalagem de algodão: facilita a aplicação de
produtos nas bordas da ferida;
- 1
embalagem de curativo tipo band-aid:
para cobrir cortes e feridas pequenas;
6.8.2
– O kit com
estes materiais pode ser utilizado em algum eventual acidente, pois contém os
materiais necessários para tratar as situações de emergência mais comuns.
7. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
7.1
8. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
8.1 São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o
Regulamento;
• Preparar as tarefas (antecipadas, relâmpago,
conhecimentos, torcida e especiais (animadas) da gincana.
• Divulgar a gincana e
seu cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em
relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões
quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horários relacionados à execução
da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes. .
• Selecionar a equipe de
jurados, que deverá ser formada por quatro integrantes.
• Divulgar o resultado
final da Gincana
9. COMISSÃO JULGADORA
Por motivos de segurança os nomes dos
integrantes desta comissão só serão divulgados no dia das apresentações das
provas.
9.1 São atribuições da
Comissão Julgadora:
9.1.1 Determinar a pontuação a ser retirada da
equipe que cometer qualquer infração no regulamento.
9.1.2 Avaliar toda atividade desenvolvida pelas
equipes, atribuindo nota de acordo com o seu julgamento dentro do valor pré-estabelecido
para cada atividade.
10. ORIENTADORES
Os orientadores serão os
professores dos alunos, divididos por equipes.
10.1 São atribuições dos
orientadores:
• Orientar as equipes em
qualquer aspecto referente a gincana.
• Convocar reuniões
quando se fizerem necessárias.
• Estar à disposição da
equipe nos horários em que estiver na unidade escolar.
• Obter informações sobre as atividades que serão desenvolvidas. para melhor orientar as equipes
11. EQUIPE DE APOIO
11.1 São atribuições da
equipe de apoio:
• Apoiar as Comissões competentes pela gincana e Orientadores em todos aspectos que cercam a Gincana.
12. LÍDERES DE EQUIPES
12.1 São atribuições dos
líderes de equipe:
• Manterem
todos de sua equipe a par de tudo o que estiver acontecendo, deleguem
funções, reúnam-se, discutam estratégias de atuação etc.
• Vocês que estão à frente de sua equipe devem
ser os (as) primeiros (as) a conhecer as provas, bem como suas regras. Agora, é
arregaçar as mangas, não desanimar diante da primeira dificuldade, não
render-se diante do primeiro obstáculo. Vocês são os (as) líderes, têm que ser
os (as) mais animados (as) de todos. Avante!
13. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
13.1 Preparar-se e empenhar-se, membro a membro,
na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se
em comissões e distribuindo tarefas a elas.
13.2 Respeitar o
regulamento desta Gincana
13.3 ÁGUA: No próprio
ginásio terá e na unidade escolar também
13.4 LANCHE: o colégio
disponibilizará os lanches
Observação: A escola
será responsável somente pelos lanches.
Observação: Somente
os Líderes das equipes terá acesso à Comissão Organizadora, para
dirigir dúvidas.
14. DAS PENALIDADES
14.1 As equipes poderão
perder pontos no caso de:
Ultrapassar o limite para iniciar a tarefa, quando for o
caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer
artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva
tarefa (a critério da Comissão Organizadora e Julgadora).
Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o
cumprimento da tarefa, quando for o caso.
Pinchar ou riscar muros e instalações do local de
realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc.: desclassificação sumária
(decisão irrecorrível).
Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado
ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem do Colégio ou à boa imagem do
evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
Não será permitido o uso de roupas transparentes, com
barriga de fora, minissaias, shortinhos curto, decotes
muito ousados pelos integrantes das equipes, inclusive
durantes as apresentações.
• Dança obscena na prova de dança ou música depreciativa,
podendo ocorrer a desclassificação da
prova. (decisão irrecorrível).
• PROMOVER PROVOCAÇÕES E
ACIRRAMENTO DE RIVALIDADES NO AMBIENTE
ESCOLAR, SOCIAL OU VIRTUAL.
15. DAS EQUIPES
15.1 TOTAL DE EQUIPES 18 (9
MATUTINO – 9 VESPERTINO)
15.2 CADA EQUIPE TERÁ 01 líder e uma comissão
organizadora.
15.3 As equipes seus respectivos coordenadores,
deverão se apresentar nos locais de competição no horário solicitado
(tolerância de 15 minutos), SOB PENA DE SEREM SUBTRAÍDOS 10 PONTOS do total
obtido pela equipe.
15.4 E proibido o uso de papel picado, apitos,
fogos, e aparelhos de som.
16.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
15.1 A participação na gincana do CEEP/TIC implica,
necessariamente, no aceite integral e irrevogável de todos os termos, condições
e cláusulas do presente regulamento.
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