terça-feira, 18 de abril de 2017


Esporte na Educação Física escolar
e sua importância na sociabilização



AULAS PRÁTICAS NO CEEP/TIC ,LAURO DE FREITAS,BAHIA,BRASIL.


Alunos do CEEP/TIC de Lauro de Freitas.No Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas.



















Esporte na Educação Física escolar
e sua importância na sociabilização
El deporte en la Educación Física escolar y su importancia en la socialización


 Benhur Eidelwein* benhured@live.com Márcio Siqueira Nunes** mgaucho10@hotmail.com(Brasil)


"Trabalhar o tema “Educação Física e Esporte” é o objetivo deste ensaio científico que é embasado em autores que tratam o assunto de distintos pontos de vista, somados a isto algumas experiências. Dentro desta linha, onde abrange um leque de opções de assuntos a ser desenvolvido, o norte desta reflexão é o segmento voltado ao esporte enquanto meio para sociabilização e formação do caráter do indivíduo, começando no ambiente escolar e expandindo ao mundo em que vive e se relaciona. (Tubino, 1993) O homem busca o equilíbrio e harmonia da dualidade corpo e mente, na ajuda desta busca pela formação do ser humano melhor, conseqüentemente uma sociedade mais justa.
       O esporte possui vários focos, que em sua grande maioria são imperceptíveis. Através dele podem ser vislumbradas diversas possibilidades de sociabilização, onde se pode citar saúde, respeito entre companheiros e adversários, observância das regras, entre outros.
        Falar de Esporte é falar de algo muito maior do que competições. A importância que este tem dentro da sociedade em diversas áreas é imensa e vai muito além de uma olimpíada e atletas consagrados. É um importante veículo para educação, movimenta a economia, quebra barreiras geográficas e étnicas, torna corpo e mente mais saudáveis e a maior relevância entre os povos: o respeito. O esporte traz consigo um verdadeiro milagre que tem em seu envolto e pode unir a humanidade (NEUENFELDT 2008).
        (Mattos, 2006) O esporte traz a capacidade de trabalhar várias das habilidades dos alunos ao mesmo tempo. A possibilidade de interações sociais que a aula de Educação Física tem é única, sendo que muitas vezes é nesta disciplina escolar que a criança tem a oportunidade de relacionar-se com as mais variadas formas de comunicação, como linguagem motora, modelos, respeito e cognitivo.
     A intenção deste estudo visa demonstrar a infinita importância que a Educação Física juntamente com o Esporte tem para elevar as mais diversas formas de sociabilização. Busca-se aqui, a partir do professor como modelo, preconizando a saúde mental e o desenvolvimento saudável.
    As crianças têm nos adultos os seus principais modelos a serem seguidos, a partir disto o professor também se torna um deles, logo as atitudes destes perante elas, são fundamentais para as suas ações e seu desenvolvimento.
Esporte
    Esporte e Educação física estão intimamente ligados. A escola, muitas vezes é o local onde a criança tem o primeiro contato com o esporte, por isso devemos atentar para que as aulas de Educação Física tenham o maior proveito possível do esporte e trazer todos os benefícios que este pode representar para a formação física, mental e do caráter do cidadão.
    (Tubino, 1993) A busca do homem por um equilíbrio completo é explícita na famosa frase “mente sã, corpo são”, onde a dicotomia de corpo e mente anda junto e a paz harmoniosa entre eles traduz esse tão sonhado equilíbrio.
    Em geral se consideram esportes as atividades de recreio ou competitivas que exigem certa dose de esforço físico ou de habilidade. Podem ser individuais ou coletivos. No passado só eram considerados esportes as atividades recreativas praticadas livremente, como a pesca e a caça, em contraposição aos jogos, competições atléticas organizadas de acordo com regras determinadas. A distinção entre esportes e jogos hoje é menos clara, e com freqüência os dois termos são usados de forma indistinta.
    O principal objetivo sempre foi converter atributos físicos nas mais variadas formas de expressão corporal, como força, agilidade, flexibilidade, velocidade, etc. Além disso, também fomenta outras qualidades como respeito, coragem, disciplina, persistência.
    Segundo o autor o tema esporte tem origem no século XIV, onde os marinheiros usavam expressões “fazer esporte” com intuito de passar o tempo utilizando habilidades físicas.
    O esporte surpreende pela rapidez e amplitude de sua progressão, que se impõe pela atração que desperta, incita a ação, competição, superação de esforço, e que deste modo, favorece o enriquecimento pessoal, além de ser um extraordinário meio de expressão que revela os limites de cada um (FERREIRA, 2001).
    Atingindo de forma instantânea o esporte é cativante, desperta nos homens sua necessidade de competir, superar obstáculos, que faz pensar sobre questões antropológicas. Observando em nossas práticas o aluno praticante de esporte, nota-se que é o fundamento pelo qual suas características de ser humano se colocam a prova.
    Todos os esportes implicam uma atividade física. Como formas de interação social, exibição de força física e divertimento, os esportes surgiram com as civilizações. Culturas antigas como a egípcia e a chinesa já conheciam alguns esportes, mas essas atividades alcançaram seu desenvolvimento máximo na Grécia (TUBINO, 1993).
    Na Grécia o esporte era bem difundido, os mais famosos eram os Jogos Olímpicos realizados em Olímpia. Disputados de quatro em quatro anos, os jogos tinham extrema importância para a vida do país. Luta, corridas, lançamento de disco e dardo e salto em distância eram as modalidades praticadas. Nesta época a presença feminina era proibida, até mesmo como espectadoras.
    Um divisor de águas na história esportiva foi o surgimento da bola. Algumas civilizações a tinham como hábito em suas práticas. As primeiras bolas eram apenas bexigas de ar e com o passar do tempo foi sendo aperfeiçoada. Para gregos e romanos o esporte tinha conotação antagônica. Os primeiros visavam antes de tudo a competição, os s segundos objetivavam o entretenimento (TUBINO, 1993).
    A principal característica deste tempo foi a notória diferenciação entre as atividades das classes sociais. Nobres desenvolviam-se para aptidões guerreiras em torneios e combates, juntamente com caça e equitação. O povo voltava-se às práticas de jogos com bola (TUBINO, 1993).
    O esporte cresce infindavelmente e cada vez mais as pessoas buscam atividades físicas. Estes fatores trazem ao esporte uma crescente importância vinda desde seu surgimento até os dias atuais. Em 1896 renasce os Jogos Olímpicos através do barão Pierre de Coubertin, e também traz a máxima "o importante não é vencer, mas competir" (TUBINO, 1997). 
    No Brasil o esporte com maior popularidade é sem dúvida o futebol. Mundialmente entre os mais praticados estão são: basquetebol, voleibol, handebol, judô e tênis.
    O esporte está presente no nosso cotidiano através dos mais variados veículos de comunicação, tais como jornais, revistas, televisão, rádio, entre outros, e esta mídia que contribui para cada vez mais nos aproximar deste fenômeno.
    A importância que o esporte tem desde o século XX, é a influência que ele exerce na vida das pessoas a cada dia, não somente nos praticantes, mas também no grande número de curiosos que acompanham suas mudanças e seus principais fatos. Não podemos considerá-lo apenas como mais uma prática de saúde, de competição, movimentos. O esporte ramifica-se para outras diversas importantes áreas de nossa sociedade, tais como saúde, educação, economia, turismo, etc. Ele movimenta milhões de dólares em todo mundo e hoje existe até uma ciência do esporte, ganhando conotação cientifica (TUBINO, 1993).

Educação Física escolar

    Observando ao longo do estudo entendemos a importância do Esporte nos segmentos da sociedade, sendo este um fenômeno recriado e reforçado a cada dia em todo o mundo. Pode-se perguntar então qual o papel deste para o ambiente escolar, ou melhor, dentro da Educação Física escolar?
    A resposta que até agora nos parece mais aceita e verdadeira é que são muitas as respostas. Procurando já em uma concepção do que se espera da aula de Educação Física Escolar encontramos sociabilização, desenvolvimento motor, conhecimento corporal (corporalidade), respeito, entre outros muitos.
    O professor de educação na escola, no trato com o fenômeno Esporte no ambiente escolar, não deve ater-se apenas aos conteúdos relacionados à técnica e tática de diferentes modalidades; mais que isso, cabe a ele contribuir para a formação do cidadão (GALATTI e PAES, 2006). Mais uma vez se traz o esporte como um fenômeno dentro da sala de aula, os autores representam em seu trabalho os fundamentos pedagógicos do esporte no cenário escolar. Tratar deste importante meio de sociabilização dentro da escola com um olhar crítico é bastante necessário, visualizar na educação física escolar um momento de múltiplas comunicações.
    (Mattos, 2006) O esporte quando trabalhamos nas escolas podemos introduzir juntamente com a questão técnica de jogo propriamente dita essas outras capacidades.
    O esporte é ainda importante, pois trabalha atraindo os alunos para algo que eles, através da mídia, têm por gosto. Podem-se trabalhar valências físicas e até psíquicas dentro de exercícios independentes, por exemplo, mas sabe-se que trazendo elementos de um Esporte consegue atrair os alunos para a aula.
    O esporte é sem duvidas o elemento principal que um professor tem para utilizar na sua aula, levando em consideração a maneira com que prática e como a atividade se desenrola podem-se fazer adaptações buscando a eficiência. Os jogos também entram neste campo como atividades que propiciam o envolvimento mútuo, existem os jogos cooperativos que trazem ao aluno momentos de contato com o próximo.
    Cabe ao professor, segundo nossa experiência prática, atentar aos modelos que seguem no esporte, fazer intervenções é fundamental para administrar o melhor rendimento esperado (objetivo da aula).
    E como cada objetivo é distinto dentro da aula, também são distintos os esportes e aquilo que eles buscam, através de esporte podemos trabalhar motricidade fina, força, lateralidade, resistência, atenção, procurando o melhor para aquele momento. Ainda existe a possibilidade de se adaptar regras e modificar fundamentos de um esporte a fim de torná-lo mais útil para a aula.

    O professor de esportes deve ser visto como um educador e não como um mero transmissor de conhecimentos técnicos ou táticos. Sua ação deve ser baseada princípios críticos, pedagógicos e científicos para o desenvolvimento integral da criança (FERREIRA, 2001). Então a educação física escolar deve ser entendida como um momento imprescindível para o desenvolvimento psicomotor da criança e o esporte é a ferramenta que o professor de Educação Física tem em mãos para ser um diferencial no ambiente escolar." Leia na íntegra esse artigo no site abaixo:
Fonte:
www.efdeportes.com/.../esporte-na-educacao-fisica-escolar.htm 



Aqui no CEEP/TIC,praticamos diversas modalidades de esportes ,dentro das condições físicas apresentadas.Porém, contamos com a parceria do Ginásio de Esportes,da Prefeitura da Cidade de Lauro de Freitas, onde são realizadas nossas aulas práticas e campeonatos internos, durante todo ano letivo,sobre a orientação do nosso professor de Educação Físca, André Galvão,que já é referência na comunidade de Lauro de Freitas pelo trabalho excelente desenvolvido  junto à comunidade em ações sociais, com os jovens dos diversos bairros de Lauro de Freitas.
Participamos também dos diversos campeonatos promovidos pela Secretária da Educação do Estado da Bahia(Intercolegiais).
Agora em Maio as meninas da escola irão participar do Campeonato Municipal de FUTSAL feminino de LAURO DE FREITAS,aos sábados e domingos.






  O CEEP/TIC participará também, do Festival de Handebol na UNIME, no dia 08 de Junho de 2017


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